Sejam Bem Vindos...

ao espaço dedicado à igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Madureira do Bairro Aeroporto em Campinas.
A finalidade deste blog é para informação, eventos, avisos, calendário geral e muito mais, fiquem a vontade para postar.
Prezados irmãos, vamos também utilizar a internet para a obra de Deus...
Você poderá postar sua mensagem, se você tiver fotos e videos sobre a igreja, cultos, congressos, eventos regionais, para postar clique em nova postagem na parte superior direito de sua tela, você pode postar fotos e videos ou utilize os sites http://www.flickr.com/ ou http://picasa.google.com.br/ para fotos , http://www.youtube.com.br/ para videos.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Sabor de Fel

O mercado da música gospel tem tido um crescimento vertiginoso, a cada dia surge novos cantores, duplas, e bandas com variados estilos. Há músicas para todos os gostos, no entanto, o crescimento no número de músicos do gênero não tem sido acompanhado no nível de qualidade. Sobra críticas por parte de especialistas na área. A impressão que temos, é que, com raras exceções, este segmento está mais preocupado com a posição no mercado que ocupam, em detrimento da qualidade, sobretudo nas letras das músicas que chegam como enxurradas nas nossas igrejas.

Eu, como pouco ou nada entendo nesta área, faço minha crítica velada a algumas músicas que tem suas letras explicitamente contrárias a princípios bíblicos, e que de forma tão flagrante entra em choque com as verdades do evangelho que dispenso a consulta a um especialista para dar minha opinião a respeito.

Entre tantas, quero citar nesta oportunidade uma música muito cantada em nossas igreja: sabor de mel da cantora Damaris. É uma música até "bonitinha", e está na boca de todo o mundo, desde a menor das crianças até os mais idosos. Já vi dezenas de cantoras solo fazendo uso dessa melodia nos cultos. O início da música é inofensiva mas a partir de um determinado momento ganha outra forma, no mínimo tendenciosa, eis o trecho : " Quem te viu passar na prova e não te ajudou, quando ver você na benção vai se arrepender, vai estar entre a platéia e você no palco, vai olhar e ver Jesus brilhando em você" . Absolutamente não é este o sentimento que Deus quer ver naqueles ao qual Ele ajudou e socorreu na hora da prova.

( Jó 23.10 ) Diz : "Prova-me e sairei como ouro", o objetivo inicial que Deus tem em nos provar e levar-nos a uma dimensão maior de amor e humildade, e trazer-nos experiências que nos leve ao amadurecimento sadio na vida cristã.

Esta letra (pelo menos neste trecho) revela uma pessoa, que, talvez de forma inconsciente está carregada de amargura e do sentimento de vingança, o que é flagrantemente contrário aos princípios cristãos que tem no amor o seu baluarte . A propósito é bom salientar, que minha crítica não é contra a cantora, mas sim contra a letra, que como qualquer outra letra deve passar pelo crivo do nosso julgamento, pela nossa avaliação.

Vai um alerta aos ministros dos grupos de louvores ou cantores solos: analise as letras das músicas, vê se elas tem sustentação bíblicas, se não fere algum princípio doutrinário, antes de apresentá-la na igreja. Amém ?!

Sugestão de leitura : ( 1 Corintios 13.4-7 ) ;)


Fonte: Irmão Donizete.

10 comentários:

  1. À paz do Senhor Jesus ,Doni.
    Entrei no site que você enviou,no primeiro momento pensei que encontraria novidades,
    tais como: projetos novos para o próximo ano,como novos métodos de evangelismo,parte social da Igreja,novidades na Escola Dominical,metas de Almas alcançadas e novas metas para o próximo ano.
    Mas ao invés de tudo isto ou quanto mais,eu vejo uma crítica.
    Tendencioso segundo o Aurélio significa: Em que há alguma intenção oculta;ou que revela
    propósito de prejudicar.Meu amigo eu não a vejo desta forma,não creio que o autor teve esta intensão mas sim a coragem de escrever o que realmente acontecem,na maioria das
    Igrejas.
    Platéia:Conjunto de espectadores.
    Palco :Lugar onde os atores representam.
    É óbvio que o autor usou uma metáfora,qualquer leitor sabe o que uma metáfora.
    Agora sargasmo ;é realmente compricado,significa ironia ,zombaria, até que a música é
    bonitinha,isto é puro sargasismo.Aprendi que para alguma coisa existem dois significados
    ou ela presta ou não presta,não existe meio termo,o próprio Deus não é de meio termo:
    Temos que ser quentes ou frio, o morno irei Vomitar.Ou a música no conjunto presta ou não.Os amigos de Jó ao invés de ajudarem criticaram-no,será que os amigos de Jó estavam na platéia?Nem por isso,Jó deixou de orar por eles,mas de amigos não tinham nada.Quantos nas Igrejas torcem pela disgraça do outro.Temos exemplos na própria família;qué uma,família de José.Nem por isso ele foi induzido há não ajuda-los.
    Agora sei porque você não é ainda,um Grande Pregador da Palavra de Deus,não que não
    tenhas qualidade,tem e até de mais,mas o crítico tem medo de ser criticado.
    Procure neste espaço escrever coisas que realmente edfiquem.

    Um abraço.

    Odair Santos

    ResponderExcluir
  2. A paz do senhor meu irmão. fico feliz que tenha lido meus simples escritos, sobretudo pela reação que o irmão esboçou, pois é exatamente este o meu objetivo, levar as pessoas a refletirem mais profundamente a respeito de alguns temas que precisam ser analisados a luz da palavra de Deus. Todo debate é proveitoso desde que alcance este propósito: A reflexão. Agora, com relação aos projetos para o futuro da igreja, saliento que estamos sendo até que de certa forma ambiciosos, ( no bom sentido) tanto no plano estrutural, a começar pela reforma, como você deve ter visto nas imagens futuristas da parte interna do templo, como no alcance de almas para o reino de Deus, o que já tem sido uma realidade, graças a Deus. Continue meditando nos temas abordados no blog.
    Deus o abençoe.

    Donizete

    ResponderExcluir
  3. Paz e Graça Donizeti.
    Professor, por favor,tire uma dúvida.
    Se euzinho for pregar sôbre a vida de José.
    Posso dizer que seus irmãos tramaram contra ele.
    Que tentaram destruir seus sonhos.
    Sonhos estes,que eram duas promessas de Deus, na vida de José.
    Aguardo resposta.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Sim, não resta dúvida que houve uma conspiração dos irmãos de josé contra ele, a Bíblia é clara quanto a isso. È indiscutível. Porém acho que não é bem isso que você queria saber, seja mais expecífico. Ok.
    Vou aproveitar esse gancho e dar o seguinte alerta: Quando Pedro escreveu sua primeira carta, seu objetivo principal foi encorajar os irmãos que estavam sofrendo severa perseguição. Na segunda foi alertar os irmãos em relação aos falsos mestres que estavam se infiltrando no meio da Igreja. Note que houve uma evolução. de problemas externos para internos. Se Pedro escrevesse uma terceira carta para a igreja do século XXI, certamente ela teria um outro teor. digo isso pelo seguinte: A igreja atual não precisa de perseguição ou da influencia de falsos mestres para se enfraquecer. Ela dá conta de fazer isso sozinha, está se auto-destruindo através de rixas entre os irmãos, e entre o próprio ministério que foi instituido por Deus, visando o aperfeiçoamento dos santos. cito o exemplo da "briga" entre o pr Silas Malafaia e o Caio Fábio, que ganhou proporçoes terríveis. Outro exemplo negativo é o ministério Toque no altar que tiveram um entrevero tão grande entre os componentes da banda, que culminou com a formação de um outro grupo. e tudo isso presenciado pela mídia secular. Então,meu caro irmão, é em meio a este clima nada amistoso que estes artistas compõe suas canções, que estes pregadores preparam suas mensagens, diga-se de passagem, cada vêz mais agressivas, com teor vingativo, ou de provocação, como se o Cristão tivesse direito a isso. Absolutamente não é isso que a Bíblia nos ensina. Note que a guerra do Cristão está entrando numa dimensão diferente. Paulo disse que a nossa luta não é contra carne ou sangue, e que as armas da nossa milícia não são carnais. Porém é o que tem sido. Infelizmente. Irmão odair. Eu fiz minha crítica a letra da música sabor de mel, porquê ela expõe explicitamente um conceito anti Cristão, muito presente no meio do povo Deus, como você mesmo disse, mas não deixa de ser anti cristão.Jesus disse: "Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos: Se vos amardes uns aos outros" Paulo reitera dizendo que o amor tudo sofre ,tudo crê, tudo espera,TUDO SUPORTA. o amor é benígno, é pasciente, não arde em ciúmes,NÃO SE UFANA, não se ensoberbesse,não se condus inconvenientemente,não procura os seus interesses, não se RESSENTE DO MAL, e segue a lista. Meu irmão.Seria omissão ou conivência da nossa parte vermos as coisas caminhando para o lado errado e ficarmos de braços cruzados.Não concorda?
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. PAZ e GRAÇA do SENHOR JESUS.
    Concluo este nosso debate da seguinte forma.
    Não acredito no meu entendimento,respeitando sim o seu parecer,que o autor das letras musicais;
    tiveram intenção tendenciosas e sim transportarem um acontecido biblíco ou pessoal,isto também não
    não e´um alerta..Vejamos:Salmos 35,4-35,20-38,12 e 83,3.Será que o Salmista quando escreveu estes
    Salmos não estava discrevendo um ocorrido em sua própria vida,sendo assim então não podemos nem sequer,ler ou pregar estas passagens,ou melhor,pregar somente cura e prosperidade.
    A primeira letra citada por você, no meu ponto de vista,é um retrato claro e evidente da vida de JÓ.
    A segunda da vida de JOSÉ.
    Agora cada um tem sua interpretação,me fez lembrar de um fato que ocorreu comigo,de chegarem até mim,e dizer-me,que protegia demais minhas filhas,ou seja,uma mensagem negativa da parte do inimigo das nossas vidas,para me ofuscar,para barrar,àquilo que era o certo,o que quero disser-lhe é : mensagens negativas bombardeiam a vida do cristão a todo instante.por isso é que temos que estar firmes na Rocha que é CRISTO JESUS.
    Agora uma pergunta minha fora deste assunto,de-me seu parecer.
    Malaquias cap.3 vrs.6 a 12.
    Se a Igreja estiver engajada nesta palavra,posso orar colocando o título: Repreendendo o devorador.
    Oque Deus falou está decretrado ou pode ser revogado.
    Me ajude nessa,dando sua opinião.
    Um abraço.

    Odair

    ResponderExcluir
  6. A paz do senhor irmão Odair. Todos sabemos que toda a escritura é inspirada por Deus, no entanto sabemos também que Deus se revelou de forma progressiva e gradual ao longo da história, é o que na teologia chamamos de dispensações, hoje, vivemos na dispensação da graça e temos o privilégio de termos conhecimento completo daquilo que Deus planejou para o homem. Então, muitas conceitos que o homem possuia no antigo testamento foram totalmente revisto com a vinda de Cristo. Por exemplo: Com relação a justiça. O conceito que tinham acerca da justiça de Deus era a chamada lei da causa e efeito, ou a lei da retribuição. Como era isso. Se o homem fosse justo poderia esperar coisas boas da parte de Deus, se fosse impio seria inevitavelmente castigado.Vemos este conceito sintetizado no salmos 73, e sobretudo no livro de jó.Lembra que a leitura que os amigos de jó fizeram da sua situação era baseada nesta idéia? vejo muitos pregadores injustamente censurando os amigos de jó por isso, porém eles foram fiéis ao conceito de justiça vigente na época. È bom lembrar também que em meio a uma multidão de amigos que jó tinha, foram os únicos que foram lá se condoer com o seu infortúnio, não é mesmo? Agora, com relação aos salmos que o irmão citou são chamados de salmos imprecatórios. tem vários na bíblia. só pra voçê ter um idéia leia o salmo 58 e analisa se cabe a um crente em jesus fazer uso de um pensamento desses. não combina em nada com os ensinos de jesus.Trata -se portanto da imaturidade espiritual do homem do A.T. que foi plenamente corrigido pelo N.T. eles só não faziam justiça com as próprias mãos, mas gostariam que alguem fizesse por eles.Da na mesma.
    Note que muitos crentes quando sofrem qualquer dano por parte de alguem, dizem: "Eu entreguei nas mãos de Deus" porém o que esta pessoa está querendo mesmo é ver Deus "pesando a mão" isto é viver na prática do conceito do V.T. OK? Ainda bem que a misericórdia de Deus triunfa sobre o juizo ( TG 2:13).

    Donizete

    ResponderExcluir
  7. Irmão Donizete,você está parecendo político e economista,fala,fala e não explica nada.
    Se eu partir da sua tese estarei aniquilando totalmente o Velho Testamento.
    Salmos, significa Hinos de Louvores à Deus,e estes Salmos aos qual descrevi demonstra claramente o autor expressando todo seu sentimentos de prováveis lutas ao qual passou.
    ..
    Quantos aos "amigos de Jó".
    Elifaz cap.4 vrs 7.
    Bildade cap.8 vrs13,15.
    Sofar cap.20
    Por favor lê com bastante atenção, se eles foram lá para se condoer com JÓ,eu estou louco e irei,rasgar
    meu diploma,eles foram lá para acusarem JÓ, tanto é que Jó chamou-os de consoladores molestos cap.16 vrs.2. Falaram àquillo que Deus não mandou,bom,se eu partir do seu princípio irei até esquecer de Deus e só falar de Jesus.
    Um abraço.

    Odair

    ResponderExcluir
  8. A PAZ DO SENHOR.
    Talvêz eu esteja usando um nível de linguagem inacessivel pro irmão, me desculpa. Vou tentar ser mais claro.
    1. Não se trata de aniquilar ou anular o antigo testamento porquê a Bíblia não é completa sem ele. Se não houvesse o A.T. não entenderíamos o novo. ( Rm 15:4 ). O que não podemos é formular doutrinas ou conceitos baseados apenas no A.T. Ou propor um ponto de vista usando um texto isolado das escrituras. Isso contraria regras básicas da hermenêutica. Temos que ter uma noção ou uma visão global do assunto em questão para formarmos nossa opinião. Conforme eu disse, há uma evolução das doutrinas propostas no A.T. que só se completa com o estudo do N.T.

    2. O livro de Salmos é o hinário do povo de Israel. Não resta dúvida de que muitos salmos podem ser empregados na igreja, sobretudo aqueles que nos convidam a louvar ao senhor independente das circunstâncias, como os salmistas faziam. PORÈM, um dos princípios Básicos da hermenêutica é de que todo texto Bíblico deve ser interpretado a luz do contexto em que foram escritos, nesse caso, dos Salmos, praticamente todos eles foram escritos em meio a guerras,a cativeiros, fugas, isolamento am cavernas e desertos e tudo mais, um exemplo: ( SL 91:7 ): Você louvaria ao senhor por ver 1000 caindo ao seu lado e 10.000 a tua direita? Você teria coragem de desejar que alguém pegue os filhos de seus "inimigos" e os despedacem contra as pedras? ( SL 137:09 ). é apenas alguns exemplos. No contexto dos salmista era comum eles sentirem satisfação ao verem seus inimigos sendo castigados, mas não é isso o que ensina os evangelhos.

    3. Com relação aos amigos de Jó é uma pena que o irmão veja com estes olhos. È bom lembrar que eu não ganho nada ao fazer a defesa deles não é mesmo? O livro de Jó discute um problema milenar, que a filosofia e outras escolas tentaram explicar sem muito sucesso:" Porquê que o justo sofre". A teologia também não daria sua resposta sem considerar a discução de Jó com seus amigos. A tese que eles defendiam estava errada ( Jó 4:7 ), assim como o próprio Jó estava logo no princípio da discussão.Deus foi quem lhes mostrou suas ignorâncias, com isso nós aprendemos. para concluir. O próprio Jó os considerava como seus amigos ( Jó 42:10 ), então eu não entendo porquê querer desqualificá-los.

    Donizete

    ResponderExcluir
  9. Em vez de voces ficarem ai debatendo o que é certo ou errado porque não vai fazer obras , evangelizar, visitar os irmãos desviados , se este hino não tocou no coraçao dos queridos irmãos, vai orar mais(orai sem cessar)é o que voces devem fazer,,, ou melhor estão precisando muito de oração, é até ironico mais é o que está acontecendo dentro da nossas igrejas infelizmente eu mesmo ouvi e vi um caso assim dentro da igreja uma irmã dizendo o mundo dá volta quando eu estiver lá em cima ela vai ver o que é bom,, dizendo isto de uma irmã que estava de costas para ela,,, ou seja que ri por ultimo ri melhor...(quando voces entrarem na dimensao do /Espirito Santo/ ai sim terão visão diferente do que acontece com as coisas de DEUS, a letra mata mas o Espirito Vivica, amem... DEUS abeçoe a todos...

    ResponderExcluir
  10. Eu acredito que tem que detaber sim o que é certo ou errado. A própria igreja primitva de Jerusalém fez debate a respeito a circuncisão. Realmente temos que evangelizar, mas fazer o que é certo; e não fazer como os escribas e fariseus que depois de criarem um prosélito o faziam duas vezes mais filho do inferno do que eles próprios. É isso que você quer que seja ensinado aos outros?

    Carmino

    ResponderExcluir