Sejam Bem Vindos...

ao espaço dedicado à igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Madureira do Bairro Aeroporto em Campinas.
A finalidade deste blog é para informação, eventos, avisos, calendário geral e muito mais, fiquem a vontade para postar.
Prezados irmãos, vamos também utilizar a internet para a obra de Deus...
Você poderá postar sua mensagem, se você tiver fotos e videos sobre a igreja, cultos, congressos, eventos regionais, para postar clique em nova postagem na parte superior direito de sua tela, você pode postar fotos e videos ou utilize os sites http://www.flickr.com/ ou http://picasa.google.com.br/ para fotos , http://www.youtube.com.br/ para videos.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Herança católica na doutrina protestante

É interessante notar que mesmo depois de se passar quase cinco séculos após a reforma protestante, ainda temos algumas influências do catolicismo no meio do povo evangélico, sobretudo na linguagem. Isso se deve em parte ao fato de que os reformadores, na sua maioria tiveram formação na igreja católica, e também em função das primeiras versões da bíblia que foram traduzidos para os português serem de pessoas com esta mesma formação, como é o caso de João Ferreira de Almeida, um ex-padre. Por isso é comum encontrarmos pregadores que quando fazem menção dos evangelhos se refere, a seus autores como sendo santos. Por exemplo: vamos ler no evangelho segundo escreveu “São Mateus, “ São Marcos, “São Lucas”, “São João” e assim por diante. Pode ser que alguém me pergunte, que mal há nisso? Nenhum, respondo, apenas ressalto que estas expressões são de tradição católica e no mínimo soam de forma estranha aos nossos ouvidos, e a propósito, é bom lembrar que as novas versões da bíblia voltadas para o público evangélico já fizeram esta correção.


Outro erro comum é com relação a ceia cristã, pois muitos se referem ao ato como sendo a “santa ceia do Senhor”. Expressão esta que não consta nos textos bíblicos, apenas nas epígrafes de algumas versões mais antigas da bíblia. Esta é mais uma parte do costume que herdamos do catolicismo, que crê, na sua teologia, que a ceia do Senhor é um sacramento. Assim como é o batismo nas águas.

Sacramento é tudo aquilo que pode conferir dádivas espirituais ao participante, e é ato determinante para a salvação do indivíduo. Daí então o costume de se referir a estes atos como sendo santos, santa ceia, santo batismo, santa missa, santa igreja, etc … Contudo, a maioria dos teólogos concordam que, tanto a ceia, como o batismo são ordenanças, e não sacramentos, por isso há necessidade de rever também este conceito para melhor se adequar a linguagem evangélica.

Ainda com relação a este assunto. O catolicismo instituiu em 1551 d.c. no concílio de Trento, a doutrina da transubstanciação . Segundo este ensino o pão e o vinho após serem consagrados, são na sua essência o corpo e o sangue do Senhor, motivo pela qual há aquele ritual todo na celebração do ato, nas missas, sobretudo no cuidado que tem com relação aos elementos que sobram da comunhão dos fiéis, que são guardados sob chaves no sacrário.

Dentro deste tema, temos ouvido e visto nas nossas igrejas, coisas que são cópias desta prática. Como por exemplo :

1- As orações que alguns ministros fazem ao consagrar os elementos que compõe a ceia nos remete a pensar no processo da transubstanciação.

2- A proibição de crianças de participarem do ato, o que é um equívoco.

3- A forma de desfazer-se das sobras do pão e do vinho é o que mais chama a atenção. Nunca é demais salientar que esta liturgia, que envolve o culto de ceia, não é o modelo Bíblico. Muito pelo contrário,o culto de ceia realizados sobretudo nos dias apostólicos era chamado de “Festa Agape ou “festa do amor”,e eram muito diferentes do que realizamos atualmente,basta uma leitura cuidadosa de 1 corintios 11 a partir do versículo 23 que teremos esta percepção.

Seria importante ao meu ver, fazer uma abordagem mais ampla sobre o tema, porém esta simples reflexão tem o objetivo de despertar nos leitores o interesse de se aprofundar no assunto buscando outras fontes.

A propósito; uma das dificuldades do ser humano é desaprender o que se aprendeu de forma errada, ou assimilar um conceito contrário aquilo que se praticou a vida toda,o que é chamado de “síndrome de bloqueio”,mas, com todo respeito aos irmãos, seria importante desfazer-nos dessa herança.
FONTE: IRMÃO DONIZETE

Um comentário:

  1. Obrigado Donizete! por nos ensinar a ser mais crente em cada detalhe, Deus te abençoe

    ResponderExcluir